O seu casamento dos sonhos começa aqui!

Blog

Como ficam os casamentos em tempos de pandemia?

A pandemia da Covid-19 vem deixando marcas em vários setores da economia e com os casamentos não foi diferente. Os profissionais do mercado de eventos enfrentam um grande desafio, e junto com os clientes, estão se reinventando para encontrar uma solução, porque os sonhos não devem ser cancelados!

Casamento na Igreja Catedral Florianópolis

(Foto: Ricardo Henrique)

Para os profissionais, um grande prejuízo financeiro, e para os noivos, um forte impacto emocional, misto de incertezas, frustração e esperança.

Se o seu casamento estava marcado entre meados de Março e Julho/2020 no formato tradicional, certamente você também foi atingido e o casamento teve que ser adiado ou cancelado. Com a proibição de eventos, o “SIM” precisou mudar sua trajetória.

Casamentos na Grande Florianópolis na quarentena

Aqui na Grande Florianópolis, a maioria dos casamentos teve a data transferida (alguns 2 vezes inclusive). Entramos em contato com três organizadores de eventos que nos contaram que todas as suas cerimônias previstas para o primeiro semestre de 2020 foram adiadas. Elas foram transferidas para datas a partir de novembro desse ano e a maior parte para 2021. Felizmente, nenhum desses casamentos foi cancelado, e quem ainda manteve a data para este ano, segue preocupado e com dúvidas para adaptar a cerimônia às normas de distanciamento social. 

(Foto: Paulo Miranda)

Adiado sim, cancelado nunca!

Segundo os assessores, a recomendação tem sido adiar os casamentos. Uma das principais orientações aos noivos é conversar com os fornecedores para encontrar uma data comum disponível a todos.

A nossa sugestão é que os noivos escolham 3 possíveis datas preferencialmente para o ano de 2021 e comecem pelos profissionais que só realizam 1 casamento por dia. Os assessores costumam auxiliar nessa missão e também dão todo o suporte emocional que se faz necessário nesse momento.

Algo que vale ressaltar aqui é a cooperação de todos os profissionais de eventos da Grande Florianópolis. Temos percebido que a maioria está se esforçando para garantir que todos os casamentos tenham as datas alteradas, mantendo a mesma qualidade e sem cobrança de qualquer tipo de acréscimo ou multa.

(Foto: Ricardo Henrique)

O cerimonialista Rodrigo Galliza nos contou que teve 25 casamentos adiados, o primeiro está previsto para dezembro de 2020 e a maioria foi transferida para o ano que vem. Durante esse período de isolamento social, ele visualizou a possibilidade de um novo formato de casamento, o Elopement Wedding, um modelo de celebração sem convidados que até então era pouco realizado no Brasil.

A Jéssica e o Gabriel tinham marcado casamento para o dia 02/05 e a festa teve que ser adiada por conta da pandemia. Eu percebi que a Jéssica ficou muito sentida com a remarcação. Foi aí que resolvi colocar em prática um novo projeto, O Universo Conspira, no formato Elopement Wedding, na mesma data que eles haviam escolhido. Juntei um time de fornecedores e em 2 dias estava tudo pronto”.

Elopement Wedding Jéssica e Gabriel (Foto: Diego Campos)

“O casamento teve transmissão ao vivo pelo Instagram e acreditem, praticamente todos os convidados estavam ali com eles naquele momento. Foi realmente incrível e em Julho do ano que vem teremos o casamento oficial, com direito a festa e convidados presentes.”

(Foto: Diego Campos)

A Produtora de eventos Natalia (Nathy Produções) teve 27 casamentos adiados. Inicialmente os casamentos estavam sendo adiados para o segundo semestre de 2020, mas como a pandemia não deu tréguas, eles foram novamente adiados para 2021. Apenas  1 casamento para 50 convidados ainda está marcado para novembro de 2020. Nathy nos contou que muitos casais decidiram adiar para o próximo ano também por conta da crise financeira que se instalou no pais. Com prazo maior, noivos e convidados que viriam de fora do estado, terão mais tempo para se planejarem financeiramente.

Nesse período, ela também realizou 2 casamentos no formato Elopement Wedding. Os 2 casais decidiram não adiar o casamento e realizaram a comemoração sem convidados e com custos bem menores. Um dos noivos ficou desempregado por conta da pandemia e encontrou nesse novo modelo uma maneira de celebrar a união dentro da nova realidade financeira do casal. O casamento aconteceu com a mesma emoção e cheio de significados, a noiva teve seu dia de princesa e pôde realizar o seu sonho.

Elopement Wedding Thamires e Saimon
(Foto: Inova Photo e Vídeo)

 Elopement Wedding Nadia e Cláudio
(Foto: Inova Photo e Vídeo)

E por último conversamos com a cerimonialista Daiane Savaris que teve 12 casamentos adiados, 2 deles foram adiados por duas vezes e um, por enquanto, ainda está marcado para novembro de 2020. Nesse período, ela conta que não está parada, focou em aprimoramento e desenvolvimento profissional. A solução foi focar nos eventos do setor para 2021 e divulgar os destinos catarinenses para atrair noivos de outros lugares do Brasil. Muitos deles acabavam procurando lugares como Cancún ou Paris para celebrar o Amor. Então, ela procurou estruturar o mercado e criar pacotes de casamento atrativos para esse público no próximo ano.

(Foto: Fernando Longen)

Qual será o reflexo da pandemia nas festas de casamento quando os eventos forem liberados?

Qualquer palpite ainda é mera especulação, até que se tenha um decreto oficial para o setor. Mas, até que esteja disponível uma vacina para a covid 19, acreditamos que o formato dos casamentos tradicionais sofrerá  algumas alterações, como por exemplo, espaços preferencialmente abertos e arejados; festas com menos convidados e celebrações menores; mini wedding e micro wedding devem ganhar destaque; maior atenção com as medidas sanitários; a parte de alimentação provavelmente sofrerá mudanças também, o tradicional buffet com convidados se servindo e formando filas provavelmente será evitado.

(Foto: Inova Photo e Vídeo)

Todas essas alterações podem refletir em novas mudança ou até mesmo expansão no mercado de eventos. Um casal com 300 convidados, pode optar por 3 comemorações diferentes com 100 convidados cada, por exemplo. Ou ainda, realizar uma comemoração para cada grupo de amigos e/ou familiares. Os espaços podem explorar melhor a área externa e deixar a área interna para o staff se organizar e trabalhar com maior distanciamento. O serviço de buffet pode dar início a um novo sistema de ilha de alimentação, ou serviço de empratados. Até mesmo as lembrancinhas do casamento podem ganhar novos formatos, como por exemplo, máscaras personalizadas e itens para a higiene pessoal.

É tempo de ressignificar, a pandemia veio para nos mostrar novas possibilidades, novas maneiras de olhar para o mesmo, novo formato, novo cenário, inovar. Só o que não muda nisso tudo é o amor. Seguimos nos cuidando e torcendo para que isso passe logo.

plugins premium WordPress