Com as comemorações de final de ano e o calor que faz em Floripa, não poderíamos deixar de falar sobre uma das bebidas mais festivas e refrescantes para casamentos – o espumante. É a bebida que mais combina com casamentos, harmoniza com muitos pratos, perfeita para festejar na pista de dança e ótima opção para brindar o amor. Por isso, o Casar Floripa reuniu algumas informações essenciais para auxiliar na escolha do seu espumante.

(foto: JulioTrindade).
Espumante, Champagne, Prosecco, Cava, afinal quais as diferenças?
O Espumante é um tipo de vinho que sofre duas fermentações. A primeira é comum a todos os vinhos, transforma o açúcar da uva em álcool, e a segunda é exclusiva para adquirir efervescência, produzindo as famosas “bolhinhas de ar”, chamadas de perlage. Dependendo da região, método de produção e uvas que são produzidos, os espumantes recebem denominações específicas. Existe muita variedade, e comentaremos as mais comuns para casamentos e datas festivas.
Champagne
Embora muitas pessoas utilizem a palavra Champagne para designar o espumante, somente os espumantes produzidos na região Champagne na França podem receber esse nome. São utilizados até 3 tipos de uvas: Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. Além disso, a segunda fermentação ocorre naturalmente dentro da própria garrafa, (método francês conhecido como champenoise ou clássico). Normalmente, são vinhos mais caros, mas escolher uma boa champagne é como adicionar um toque de sofisticação e luxo ao evento.
Prosecco
Assim como todo Champagne só pode ser francês, o Prosecco é um espumante que só leva essa denominação se for produzido na Itália, nas regiões de Veneto e Friuli. A uva branca utilizada na produção tem o nome de prosecco (daí o nome). A segunda fermentação ocorre em tanques de aço inox (método charmat), com um perfil mais leve e frutado é perfeito para ocasiões especiais, elevando a qualidade do brinde.
Cava
Espumante fabricado apenas na Espanha (mais de 100 regiões), utiliza o mesmo método de fermentação do Champagne (champenoise) e uvas nativas espanholas, principalmente, Macabeo, Xarel-lo e Parellada. Possui sabor frutado e devem ser consumidos ainda jovens.
Espumantes nacionais
O espumante abrange uma variedade de vinhos efervescentes produzidos em diversas regiões do mundo, inclusive no Brasil. Os espumantes nacionais têm se destacado como uma opção excepcional para casamentos, oferecendo qualidade e sofisticação a um preço acessível. Algumas vinícolas catarinenses, têm ganhado premiações e possuem rótulos muito bem pontuados em degustações às cegas. Dito isso, os espumantes nacionais podem ser o melhor custo benefício para sua festa.
Aqui uma dica: O Planalto Catarinense fica cerca de 250 Km de Floripa, então uma boa opção de passeio é fazer uma visita romântica e experimentar os variados rótulos da nossa bela Santa Catarina. Outra sugestão é visitar o estado vizinho. O Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha apresenta um dos melhores roteiros para enoturismo no Brasil. Se você não conseguir ir antes do casamento, também pode ser um roteiro para a lua de mel já que fica próximo a Gramado, um destino românticos bastante procurado.

Extra-brut, Brut, Demi-Sec ou Moscatel
Os tipos de espumantes mais encontrados variam de Extra-Brut, Brut, Demi-Sec e Moscatel. Essas denominações estão relacionadas com a quantidade de concentração de açúcar por litro. Dessa forma, com base nessa concentração e também no sabor da uva, define-se a melhor harmonização com o cardápio do evento. Via de regra, harmonize espumantes mais fortes com pratos mais intensos e espumantes doces com sobremesas e bolos.
Extra-Brut
Com o menor teor de açúcar dentre as 4 opões apresentadas, são bastante secos e apresentam acidez pronunciada. Por isso, considere que talvez ele não seja degustado depois de muito tempo de festa. Combina com queijos maturados e massas com molhos brancos e de queijo.
Brut
Com um pouco menos de acidez, porém nada doce, é a opção mais recomendada, que mais cabe ao paladar para a duração de um casamento. É tipo de espumante coringa, mais equilibrado, versátil e harmoniza com uma infinidade de pratos. Essa é a opção para quem está com dúvidas ou pretende adquirir um único tipo de espumante para todo o evento.
Demi-sec
É um meio termo entre Brut e Moscatel. Devido à variação grande de açúcar (entre 20 a 60g por litro), o ideal é pedir a opinião de um especialista e fazer a difícil tarefa de abrir e degustar rsrs. Assim, você terá certeza de qual comida melhor o acompanha.
Moscatel ou doces
São os mais doces, diferença facilmente perceptível. São os vinhos de sobremesa e excelente opção para servir junto com bolos e doces. Normalmente esse tipo de espumante não é consumido durante toda a festa, se você optar por oferecer ele, escolha uma quantidade menor de garrafas.
Algumas dicas importantes
Sobre a quantidade de espumantes…
Além do número e perfil dos convidados, a quantidade de espumantes depende também do horário e duração do evento, temperatura ou clima no dia e se outras bebidas serão servidas. A média oscila de 1 garrafa para cada 2 a 3 convidados, mas considere os itens que mencionamos no cálculo. Caso o espumante seja apenas para o brinde, um espumante de 750ml serve facilmente 7 taças. Nesse caso, como o brinde envolve poucas pessoas, como pais, padrinhos e os noivos, vale a pena investir num rótulo mais nobre diferente dos que forem oferecidos na festa. Se forem servidos 2 tipos de espumantes (ex.: brut e moscatel) considere um número maior no total de garrafas, para que as duas opções estejam disponível até o final da festa.
No nosso casamento, foram 8 horas de evento, 150 convidados, era Abril, estava bastante calor, com open bar de cervejas, além de vodkas e whiskys. Deste modo, calculamos 60 garrafas de espumante, o utilizado foi o Cavalieri Real Brut.
Os garçons do Sobrallia Buffet e a cerimonialista foram excelentes, não pararam de servir nenhum minuto e somente na última hora da festa que começaram a controlar para manter o espumante até o final.


(Foto: Julio Trindade)
Para o brinde, optamos por um Cava Freixenet Cordon Brut, compramos 2 garrafas.
Quanto tempo de antecedência devo comprar…
Os espumantes, diferente dos vinhos de guarda, não devem ser armazenados por muito tempo, pois podem afetar a sua qualidade se esperarem demais para serem consumidos. Por isso, prefira espumantes jovens, de safras não muito antigas. Via de regra, o prazo para comprar deve ser no máximo de 4 a 6 meses de antecedência do casamento (acesse aqui o nosso post sobre cronograma de casamento).
A forma de armazená-los em casa…
O local de conservação do espumante é importante para que esteja com qualidade para o grande dia. Evite luminosidade, armazene em local fresco, ventilado, sem umidade e trepidações. A temperatura ideal para armazenagem é de 10ºC a 20ºC.
A priori, todos os vinhos devem ser armazenados em posição horizontal, com o líquido em contato com a rolha. No entanto, diferente dos vinhos tintos, os espumantes possuem uma estrutura de rolha composta e em formato cogumelo. Por isso, caso sejam jovens e forem consumidos em pouco tempo, eles podem ser guardados em pé sem problemas. No nosso casamento, não tivemos que se preocupar com isso. Compramos na Rede Angeloni e combinamos a entrega para a semana do casamento diretamente no LIC. Muitas adegas aqui de Florianópolis trabalham dessa maneira, por isso, mesmo comprando com antecedência você garante que o espumante estará em boa qualidade para servir no dia. Uma opção também bastante comum é a compra consignada, assim a quantidade não será problema.
Prepare-se para abrir o espumante e brindar…
Normalmente depois das fotos pós-cerimônia, os noivos fazem a abertura da recepção/festa e se encaminham para o brinde. Com o auxílio do maitre, o noivo pode fazer as honras e abrir o espumante. Apesar da comemoração merecer aquele estouro da rolha, não recomendamos chacoalhar a garrafa antes de abrir. Dessa forma, você evita acidentes, caras e bocas de desespero nas fotos, desperdício e não corre o risco de tomar um banho já no começo da festa. Contudo, você pode fazer isso no seu pré-wedding para gerar boas fotos com a espuma rsrs!

(foto: JulioTrindade).
Você precisa fazer login para comentar.