Organizar uma cerimônia e festa de casamento pode ser uma tarefa desafiadora, mas com planejamento e auxílio do Casar Floripa essa etapa pode ser mais leve. Aqui preparamos um passo a passo bem objetivo para te ajudar.
1. Defina a Data e o Orçamento
O ideal é começar a planejar o casamento com pelo menos 1 ano de antecedência. No entanto em Florianópolis alguns locais e profissionais de destaque são bastante requisitados, por isso, para garantir a data de todos os profissionais e organizar o casamento com calma, iniciar os preparativos com 18 meses de antecedência seria o mais prudente.
Escolha a data: Considere a estação do ano, feriados, a disponibilidade dos locais e a conveniência para os convidados.
Estabeleça um orçamento: Determine quanto vocês estão dispostos a gastar e distribua esse valor entre os diferentes itens (local, buffet, decoração, etc.).

2. Defina o número de convidados e o estilo do casamento
Faça uma lista prévia dos convidados e no decorrer da organização ajuste se for necessário. O número e o estilo do casamento (Clássico, rústico, boho, moderno, etc) influenciam diretamente no orçamento, contratação do local, decoração, buffet e outros serviços.
3. Contrate os fornecedores exclusivos
Assessoria ou Cerimonial: Esse é um profissional essencial para a organização do grande dia, garantindo que todos os detalhes sejam cuidadosamente planejados e executados. A indicação é que o assessor ou cerimonialista seja o primeiro profissional a ser contratado, ele que irá conduzir todo o planejamento e auxiliará nas demais contratações.
Local: Igreja, praia, campo, salão de festas, etc. Pesquise e visite diferentes opções, analise o espaço, capacidade, estrutura física, questões de segurança, possibilidade de interferências climáticas na data do casamento, etc. O local interfere na contratação de vários outros serviços, por isso, após a assessoria, é o próximo item a ser contratado.
Buffet: A escolha do estilo e cardápio pode variar bastante, dependendo do tipo do casamento, preferências dos noivos e orçamento disponível. As opções mais comuns para casamentos aqui em Florianópolis são Buffet self-service, onde os convidados se servem diretamente no buffet, oferecendo flexibilidade e uma abordagem mais informal e Finger food, que é o serviço volante, e junto com a mesa de frios, tornam a recepção mais descontraída, onde os convidados podem socializar enquanto comem. Outras opções seriam o Serviço Empratado, onde cada prato é servido diretamente aos convidados na mesa, proporcionando uma experiência mais formal e elegante (porém exige um número maior de profissionais trabalhando) e estações temáticas, como sushi ou hamburguer por exemplo.
A alimentação em casamentos é uma parte crucial da recepção, contribuindo significativamente para a experiência geral dos convidados.
Decoração: Procure um profissional que tenha experiência com o estilo que você definiu. Contrate um decorador que entenda o estilo do casamento e possa transformar o local como você sonhou.
Fotografia e Vídeo: Escolha profissionais qualificados para capturar as imagens com sensibilidade e atenção aos detalhes desse dia especial. As fotos e vídeos serão recordações importantes para toda a vida.
Dia da Noiva: Para o dia da noiva você pode contratar um maquiador (a) individual que vai até o local onde você deseja se arrumar, um salão de beleza, apenas para maquiagem e cabelo ou um spa completo com massagem, banho relaxante e profissionais da beleza. De 6 a 8 meses de antecedência é o prazo médio indicado para reservar o espaço, no entanto se você já sabe qual o profissional irá te produzir, reserve o quanto antes, pois esse tipo de serviço é exclusivo e o profissional costuma atender apenas uma noiva por dia.
Músicos, Banda e/ou DJ: Defina a trilha sonora dos momentos especiais da cerimônia e da festa. Você pode optar por uma banda, um DJ ou ambos para garantir que a festa se prolongue.
Celebrante: escolha quem vai conduzir a cerimônia. Para casamentos na Igreja, o celebrante deve ser um líder religioso autorizado pela instituição. Mas se a cerimônia for no mesmo local da recepção ou em outros ambientes, o casamento pode ser condido por um celebrante profissional, Juiz de Paz ou até mesmo um membro da família.
Vestidos: Começar a busca com antecedência garante uma experiência tranquila e permite que você encontre o vestido dos seus sonhos sem pressa. Recomenda-se começar essa busca com 6 a 8 meses de antecedência.
4. Convites e papelaria
Faça a lista definitiva de convidados e envie o save the date de 4 a 6 meses de antecedência.
Os convites de casamento são uma peça essencial da organização do evento, pois informam os convidados sobre todos os detalhes importantes do grande dia. Para os padrinhos, os convites costumam ser ainda mais especiais e personalizados, uma vez que eles desempenham papéis significativos durante a cerimônia e a festa. Os convites de padrinhos devem ser enviados com pelo menos 3 meses de antecedência e o convite dos convidados costuma-se enviar 2 meses antes do casamento.
Além dos convites, a papelaria da festa envolve diversos itens para a comunicação e personalização do evento. Aqui estão alguns itens:
Save the Date: Cartões enviados antes do convite formal para que os convidados reservem a data.
Convites: Convites formais que informam aos convidados os detalhes do casamento (data, local, horário).
Cartões de RSVP: Cartões que acompanham os convites para que os convidados confirmem a presença.
Menus: Cardápios detalhando as opções de comida e bebida durante a recepção.
Programas de Cerimônia: Folhetos que descrevem a ordem dos eventos durante a cerimônia.
Cartões de Agradecimento: Enviados após o casamento para agradecer os presentes e a presença dos convidados.
Números de Mesa: Usados para identificar as mesas dos convidados na recepção.
Cartões de Lugar: Pequenos cartões que indicam os assentos específicos dos convidados.
Etiquetas de Lembrancinhas: Pequenos cartões anexados as lembrancinhas do casamento
A papelaria é uma maneira de adicionar um toque pessoal e um tema coeso ao seu casamento, garantindo que todos os detalhes sejam comunicados de forma elegante e organizada. Não se esqueça de pedir confirmação de presença, o buffet geralmente pede confirmação com 15 dias de antecedência da data.
5. Definir o roteiro da cerimônia e recepção
Cerimônia: Junto com o assessor/cerimonialista elabore o roteiro da cerimônia (entradas, votos, troca de alianças, saídas). Escolha a música para cada momento (o músico responsável pela parte musical da cerimônia pode te auxiliar) e decida se haverá algo personalizado, como leitura de votos, mensagem para os pais, uma homenagem especial, etc.
Recepção: Assim como na cerimônia, os eventos da recepção ou festa também precisam ser planejados. Defina o momento da entrada dos noivos (com ou sem atração extra), brinde, horário do jantar, momento do corte do bolo, dança dos recém-casados, entretenimento durante a festa etc. e duração de cada evento.
6. No dia do casamento

No dia do casamento, faça chuva ou faça sol, confie nos profissionais que você contratou e curta o momento, deixe o trabalho com eles e, preocupe-se em relaxar e aproveitar cada etapa da cerimônia. Desfrute da festa com seus convidados e celebre esse dia mais que especial, certamente ele será lembrado por vocês e pelos convidados muitas e muitas vezes.
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